Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde Dicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde Dicas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Masturbação é pecado?

Adolescente não consegue se libertar da prática e pede ajuda



“Bispo Macedo, meu nome é Werick, eu tenho 16 anos e queria saber se a masturbação é normal ou não. Quando vem o pensamento de me masturbar, eu tento resistir, mas é mais forte do que eu. Tenho 8 anos de IURD e quando eu vou falar com Deus peço a Ele que me dê muita força, mas não sinto essa força. Fico muito triste de fazer isto. Por favor, me ajude, bispo. Deus abençoe o senhor.”

Resposta:

Meu caro Werick,

Sua dúvida é, na verdade, a da maioria das pessoas. Especialmente quando se trata de cristãos sinceros. Pedi à médica Eunice Higuchi que desse um parecer científico sobre o assunto. Ela retornou dizendo:

“Bispo,

A masturbação, devido principalmente aos estudos da Sexologia, é entendida como uma prática normal na infância, adolescência, fase adulta e velhice.

Na adolescência (10 aos 20 anos), a produção de hormônios sexuais, novos interesses e descobertas próprias dessa fase, provocam um desejo sexual de maior intensidade, sendo a masturbação uma forma de aliviar a tensão sexual e de conhecimento e descobertas do próprio corpo. Inclusive, faz parte de um aprendizado importante para a satisfação sexual na vida adulta. Porém, ela é preocupante quando praticada de uma maneira compulsiva, prejudicando o desenvolvimento de outras áreas da vida (estudos, esportes, vida social, etc.), ou quando praticada com objetos que possam causar lesões. Nessas duas circunstâncias, seria aconselhável procurar um médico.” 

Espiritualmente, a masturbação é uma inclinação carnal. O ato em si não é pecado. Mas, sim, o motivo pelo qual é feito. Ou seja, o pensamento que o motiva. Conciliar a boa consciência cristã e tal prática é impossível, penso eu. O que fazer? Paulo ensina: É melhor casar do que viver abrasado. Mas, e os abrasados impedidos de casar? Acredito que a masturbação seria a saída mais segura. Isso se não houver intenção impura no coração.  Mateus 5.28

O batismo no Espírito Santo, creio, é a única solução definitiva para este problema. Por conta disso, o cristão reúne condições de vencer o mau pensamento.  É capaz de resolver o problema, já que Ele oferece saídas.  Porém, enquanto isso não acontece, é normal, especialmente entre jovens em formação. É como disse a doutora Eunice.

O ideal seria ocupar a mente com pensamentos puros. Sendo assim, não haverá masturbação. E sem masturbação não haverá acusação maligna.

“Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” Gálatas 5.16 

Que o Espírito de Deus seja com todos.
(*) Bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dormir muito ou pouco pode envelhecer o cérebro em até sete anos


Tempo ideal de sono estaria entre seis e oito horas diárias

Por Minha Vida
 
Exagerar nas horas do sono é prejudicial tanto quanto dormir pouco. Um estudo feito pela University of London, Inglaterra, e publicado pelo periódico Sleep, indica que dormir menos de seis horas ou mais de oito horas diárias pode envelhecer o cérebro em até sete anos, já que aumenta a velocidade do declínio cognitivo e afeta habilidades, como o raciocínio. A pesquisa alerta que a piora das funções cerebrais pode até mesmo adiar o declínio físico, causando morte precoce.

Os testes feitos pelos pesquisadores mediram memória, raciocínio, vocabulário, fluência fonêmica, estado cognitivo global e fluência semântica em 5.431 voluntários (1.459 mulheres e 3.972 homens) de 45 a 69 anos de idade, durante cinco anos.
Entre as pessoas que dormiram mais do que o recomendado, 7 a 8% tiveram resultados inferiores em todos os testes cognitivos, menos nos relacionados à memória verbal de curto prazo. Já entre os que dormiram menos que o indicado, um quarto das mulheres e 18% dos homens sofreram diminuição em sua capacidade de raciocínio e vocabulário.

Os pesquisadores observaram que as mulheres que dormiram por, aproximadamente, sete horas por noite renderam os melhores resultados de todas as medições cognitivas, seguido por seis horas de sono.

Os homens obtiveram resultados satisfatórios quando dormiram entre seis e oito horas, sendo que apenas sonos muito curtos (de menos de seis horas) ou muito longos (mais de oito horas) foram associados a resultados baixos.

Assim, pessoas que dormem o tempo ideal, segundo a pesquisa, vivem mais. Enquanto pessoas que dormem tempo insuficiente possuem suas capacidades cerebrais reduzidas, quem dorme o suficiente fica mais longe de doenças mentais e físicas, garantindo melhor qualidade de vida no período que precede a terceira idade
Garantindo uma boa noite com alimentação Para garantir uma boa noite de sono, até mesmo a alimentação tem um papel importante. Segundo a nutricionista Salete Campos , do Hospital de Clínicas da Unicamp, existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano. "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono".

Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina ainda regula o nosso relógio biológico.

A insulina também tem papel importante no padrão do sono. Hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, pode causar distúrbios do sono.

Por isso, é necessária a ingestão de carboidratos. "Eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na 'limpeza' dos aminoácidos circulantes no sangue", explica Salete. Algumas fontes de carboidratos são pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta.

Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. Segundo Salete, os dois também estão envolvidos na produção da serotonina. A vitamina B6 está presente em frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim. O magnésio em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral. 

Para não correr o risco de ter uma noite de sono agitado ou com pesadelos, a orientação da especialista é não beber líquidos que são fontes de xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Entre eles: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca e, claro, bebidas alcoólicas. No caso de serem consumidos, é aconselhável que seja quatro horas antes do sono.

Se, mesmo observando as orientações acima, você acaba passando mais tempo tentando dormir do que dormindo de fato, a nutricionista diz que o chá de camomila é uma boa alternativa. "Uma florzinha de longa data, conhecida de nossas tataravós que sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Ela tem efeitos relaxantes, ameniza a ansiedade e reduz a depressão". 
 por: R7.COM

sábado, 3 de julho de 2010

Limpeza de Pele e Peeling Facial

Todos os especialistas concordam que a beleza, se quisermos preservar a juventude da pele do nosso rosto, deve começar primeiro por uma boa limpeza de pele e tonificação.
Poluição, maquiagem, cigarro, luz do sol. São elementos que castigam a nossa pele, por isso é essencial realizar uma boa higiene facial eliminando a pele morta e devolver ao rosto um aspecto saudável.
Embora a água e o sabão sejam líderes incontestáveis na limpeza da pele do rosto, a variedade de tipos de pele necessita a utilização de produtos específicos que asseguram o cuidado de cada pele, usando duas vezes por dia, de manhã e à noite.
Pele oleosa: Para os poros dilatados e abertos, você deve limpar sua pele com sabonetes especiais e géis.
Pele seca: Para peles com tendência de escamação e rugas, recomenda-se o uso de leites de limpeza.
Pele sensível: ao limpar esse tipo de pele você tem que ter cuidado para não remover a gordura, ou alterar a barreira hidrolipídica.
Se você quiser uma limpeza mais profunda, o peeling facial é a alternativa mais adequada, mas se não estiver satistefeita com o seu rosto, a cirurgia plástica é uma opção. Isso é feito quando há uma alteração nas estruturas da epiderme, tanto de superfície como de profundidade, e apresenta uma grande quantidade de queratina da pele (células mortas acumuladas na superfície).
Nestes casos, os médicos aconselham o peeling médico e peeling químico, como um tratamento que permite, de uma forma controlada, eliminar uma determinada camada da pele, estimulando a renovação celular. A acne pode também se beneficiar deste tratamento cosmético. Dependendo do tipo de pele se usa um tipo determinado de peeling e o resultado é sempre uma pele que parece muito saudável.